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Diálogo entre Ouvidoria e servidores do MPPI destaca importância do trabalho em conjunto para prestação de serviço de qualidade

10 Outubro 2019
Diálogo entre Ouvidoria e servidores do MPPI destaca importância do trabalho em conjunto para prestação de serviço de qualidade

Dialogar. Essa foi a proposta do evento realizado hoje (9) pela Ouvidoria do Ministério Público do Piauí, com a participação de servidores da instituição. O objetivo era destacar a importância de todos os que fazem o MPPI conhecerem a Ouvidoria, qual sua função e relevância para a sociedade.

A ideia é que MPPI e cidadãos estejam integrados pelo aprimoramento e a transformação da sociedade; por isso, existe a necessidade de fomentar o conhecimento sobre as diversas práticas da instituição. A Ouvidora do MPPI, Procuradora de Justiça Raquel Normando, falou aos servidores sobre o funcionamento da Ouvidoria. 

Para ela, é importante que cada um que compõe o quadro de membros e servidores conheça um pouco mais sobre a Ouvidoria, para estar apto a divulgar esse serviço à comunidade. A iniciativa faz parte do projeto "Diálogo com o Ouvidor", que se divide em quatro fases; em cada uma delas, serão trabalhados públicos diferentes: área meio (com servidores), área fim (promotores e procuradores), órgãos auxiliares (Centros de Apoio e outros) e, por fim, a sociedade. “Faremos uma integração entre todos, com o objetivo de somar e criar vínculos por todo o Ministério Público, para que seja possível mostrar à sociedade o papel da Ouvidoria, de modo que se entenda que, internamente, estamos fortalecidos e unidos em prol do trabalho que será levado para a população”, afirma a Ouvidora Raquel Normando.

Qualquer pessoa pode procurar a Ouvidoria, tanto para apresentar denúncias e reclamações quanto para opinar e deixar contribuições, seja acerca dos serviços do MPPI quanto de irregularidades em áreas nas quais a instituição pode atuar como, por exemplo, combate ao crime, meio ambiente, direito do consumidor, direito à saúde, educação, cidadania, defesa da mulher vítima de violência doméstica e outras.

Depois que essa informação (denúncia ou sugestão) chega à Ouvidoria, ela é encaminhada ao órgão ou unidade ministerial apropriada, e será fornecido um retorno ao interessado.

Afrânio Oliveira, um dos servidores a participar dessa primeira edição com Diálogo, declara que ações como essa são fundamentais para o bom funcionamento da instituição. “Essa foi uma iniciativa importante da Ouvidoria, de convocar servidores de todos os setores e dialogar sobre o serviço prestado pelo órgão. Isso empodera não somente o servidor, mas a sociedade como um todo."

Para entrar em contato com a Ouvidoria, o cidadão pode ligar para o número 127, ou via formulário eletrônico, e ainda através do e-mail “ ouvidoria@mppi.mp.br”, pelo aplicativo MPPI Cidadão - disponível para IOS e Android - e presencialmente na sede do MPPI na Zona Leste de Teresina.

Fonte: MPPI










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