ENTRE EM CONTATO (69) 3216-3770

Membros do CNOMP participam da etapa presencial do Programa de Certificação em Ouvidoria para o Ministério Público

28 Junho 2019
Membros do CNOMP participam da etapa presencial do Programa de Certificação em Ouvidoria para o Ministério Público

Membros do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP), participaram durante os dias 26 e 27 de junho da etapa presencial do Programa de Certificação em Ouvidoria para o Ministério Público. A capacitação que ocorreu no Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília-DF, é uma realização da Ouvidoria Nacional do Ministério Público em parceria com a Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público.

Na abertura do evento, o Ouvidor Nacional do Ministério Público, Erick Venâncio Lima do Nascimento, disse que a capacitação oferece a base, o mínimo para um atendimento de excelência. “A importância deste programa é dar unicidade à forma de atender ao público nas Ouvidorias do MP brasileiro. É impossível seguir funcionando com cada Ouvidoria tomando seus próprios procedimentos como bem entende, sem comunicação ou consenso”, falou.

Erick Venâncio também destacou que o programa, apesar de ser um projeto-piloto, terá continuidade seja qual for o próximo conselheiro a ocupar o cargo de Ouvidor Nacional. Além disso, agradeceu aos Procuradores-Gerais de Justiça e aos Ouvidores, que, segundo ele, “entenderam a importância desta capacitação, que dará aos presentes a exata noção do que é um atendimento em Ouvidoria”.

Na ocasião, o Presidente do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP), Héverton Alves de Aguiar, também fez uso da palavra. Ele destacou que a falta de comunicação entre Ouvidorias deixa lacunas e que o trabalho delas se aperfeiçoa à medida que se busca a caminhada conjunta rumo a uma mesma direção. “O aperfeiçoamento se consolida com as capacitações, que nos fazem prestar um serviço de excelência ao cidadão, o que é o nosso maior propósito”, afirmou.

Também participaram da abertura do evento a Ouvidora do Ministério Público do Estado do Maranhão e Diretora de Comunicação do CNOMP, Dra. Rita de Cassia Maia Baptista, e as membros colaboradoras da Ouvidoria Nacional do Ministério Público, Dra. Rose Meire Cyrillo e Dra. Andréa Moura Sampaio.

 

PROGRAMAÇÃO DA CAPACITAÇÃO

A programação do primeiro dia iniciou com a apresentação do “Panorama Normativo do atendimento ao público no Ministério Público”, ministrada pelas membros colaboradoras da Ouvidoria Nacional do MP, Dra. Rose Cyrillo e Dra. Andrea Sampaio. Na sequência, ocorreram exposições realizadas pelo instrutor / Mediador de Conflitos e servidor do CNMP, Vladimir da Matta Gonçalves Borges, sobre “Competências necessárias ao atendimento ao público”, “Tipos, elementos e ferramentas de comunicação”, finalizando com “Técnicas de comunicação no atendimento presencial”.

O segundo dia contou com exposições realizadas pelo facilitador do curso, Vladimir Borges, sobre “Preparação e estruturação do atendimento”, “Linguagem escrita e atendimento por telefone” e “Facilitação de diálogos em Ouvidoria”.

Encerrando o curso, Dr. Thiago Blanco Vieira, Mestre em Psiquiatria e Psicologia Médica, ministrou palestra sobre “Atendimento a pessoa com transtorno psiquiátrico”.

Ao final, a membro colaboradora da Ouvidoria Nacional do Ministério Público, Dra. Rose Cyrillo, convidou o Presidente do CNOMP, Dr. Héverton Alves de Aguiar, para entregar o certificado de palestrante ao Dr. Thiago, e a Ouvidora do MPMA e Diretora de Comunicação do CNOMP, Dra. Rita de Cassia Maia Baptista, para entregar a lembrança. Na ocasião, a membro colaboradora da Ouvidoria Nacional do MP, Dra. Andrea Sampaio, entregou a lembrança ao facilitador do curso, Vladimir Borges.

 

CERTIFICAÇÃO EM OUVIDORIA

A certificação em Ouvidoria será concedida aos membros, servidores e colaboradores das Ouvidorias do MP que finalizaram os 04 (quatro) cursos oferecidos em modalidade a distância (EAD) e, por fim, participaram deste módulo presencial.

O CNOMP parabeniza a excelência do trabalho da equipe da Ouvidoria Nacional do MP na pessoa da Dra. Rose Meire Cyrillo, que representou o Ouvidor Nacional, Dr. Erick Venâncio Lima do Nascimento, durante todo o evento, e na pessoa da Dra. Andrea Sampaio (ambas membros colaboradoras da Ouvidoria Nacional do MP). A realização do Curso de Certificação em Ouvidoria para o Ministério Público, proporciona o fortalecimento e o aprimoramento dos serviços prestados pelas Ouvidorias do Parquet brasileiro, tendo como objetivo a excelência no atendimento ao cidadão.

 



























FALE CONOSCO

Tem alguma dúvida?

ENVIE UM CONTATO
MURAL

Deixe sua mensagem para o conselho

PARTICIPAR