A presidente do CNOMP (Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público Brasileiro), Jussara Pordeus, participou nessa quarta-feira (11), em Brasília, do evento “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Promoção dos Direitos Humanos”, iniciativa fomentada pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).
Iniciada em 20 de novembro, a mobilização teve por objetivo promover debates, sensibilizar a população e estimular denúncias das várias formas de violência contra mulher em razão do gênero. O apelo foi da Comissão de Direitos Fundamentais do CNMP, presidida pelo conselheiro Engels Muniz.
O debate de ontem marcou o fim dos 21 dias de mobilização e aconteceu de forma exclusivamente presencial no auditório do Conselho Nacional do Ministério Público. Participaram da reunião autoridades do Sistema de Justiça, além de representantes da academia e da sociedade civil.
“A participação do CNOMP nesse encontro é de suma importância para a criação de uma abordagem integrada e eficaz no enfrentamento à violência contra a mulher. Esse elo fortalece a rede de apoio e a atuação do Ministério Público em todo o Brasil, reforça a transparência institucional e sensibiliza tanto os profissionais envolvidos, quanto a sociedade sobre a gravidade do problema. São parcerias assim que ampliam as possibilidades de proteção e justiça para as vítimas”, destacou Jussara.
No Brasil, a maioria das Ouvidorias do Ministério Público contam com o canal especializado Ouvidoria das Mulheres para receber denúncias de violência física, sexual, psicológica, patrimonial, moral, e ainda, de violência política de gênero e violência obstétrica.
Presidente do CNOMP marca presença em mobilização nacional