Na 3ª Reunião Ordinária 2018 do Fórum Nacional de Gestão (FNG), promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) através da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE/CNMP), ocorreu o Encontro Nacional Estruturante, oitava reunião realizada para coletar contribuições para o novo Planejamento Estratégico Nacional do MP, que está sendo elaborado pela CPE, em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do CNMP.
Nesta última edição, a ideia foi conversar com colaboradores da área-meio que integram o Fórum Nacional de Gestão (FNG), compostos pelos Comitês de Políticas de Tecnologia da Informação (CPTI-MP); de Políticas de Comunicação Social (CPCom-MP); de Políticas de Gestão Administrativa (CPGA-MP); de Políticas de Gestão Orçamentária (CPGO-MP); de Políticas de Gestão de Pessoas do Ministério Público (CPGP-MP); e de Políticas de Gestão Estratégica (CPGE-MP).
O Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP), que tem feito várias parcerias com a CPE/CNMP desde a posse da nova Diretoria do Colegiado, em março do corrente ano, participou do evento a convite da Comissão, sendo representado pela Presidente do CNOMP, Dra. Rita de Cassia Maia Baptista, que trabalhou no Encontro integrando o Comitê de Políticas de Comunicação – CPCom.
A partir do trabalho desenvolvido pelo grupo CPCom (órgão do FNG ligado à CPE), surgiu a proposta de parceria, entre as Ouvidorias dos Ministérios Públicos e as Coordenadorias de Comunicação dos MPs, objetivando um formato de capacitação em redes sociais com envolvimento das Ouvidorias dos Parquet.
A equipe da CPCom criou um grupo, tendo como integrantes, a Presidente do CNOMP, Dra. Rita Baptista, a Assessora-Chefe de Comunicação Social do CNMP, Tatiana Jebrine, o Analista de Comunicação da Secretaria de Comunicação Social do MPF, Jefferson Curtinovi, o Jornalista da Assessoria de Comunicação do MPTO, João Lino Cavalcante, a Assessora-Chefe de Imprensa do MPRJ, Denise Ramalho Nascimento, e a Diretora de Comunicação do MPAL, Janaína Ribeiro Soares, para deliberações acerca da parceria. A primeira reunião do grupo para execução do projeto ocorrerá no 1º trimestre de 2019.