Na manhã desta sexta-feira (29), a Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão sediou a 41ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP).
A Presidente do CNOMP iniciou os trabalhos com a discussão e aprovação das atas referentes à 40ª Reunião Ordinária e à 5ª Reunião Extraordinária do Colegiado, e com as comunicações da presidência. Em seguida, houve a apresentação do relatório conclusivo da Comissão: “Aplicativo do CNOMP”; dos informes relativos ao Termo de Cooperação Técnica entre CNOMP x UNICEF; da Prestação de contas; do Relatório de Gestão da Presidência; e outros assuntos de interesse do Colegiado. Na ocasião, ocorreu ainda a eleição da nova Diretoria do CNOMP para o anuênio 2019/2020.
Durante a reunião, os Conselheiros receberam a visita do Procurador-Geral de Justiça do Estado do Maranhão, Dr. Luiz Gonzaga Martins Coelho, do Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPMA, Dr. Francisco das Chagas Barros de Sousa, da Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos do MPMA, Dra. Mariléa Campos dos Santos Costa, e do Diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do MPMA, Dr. Marco Antonio Santos Amorim.
O encontro foi encerrado com a Presidente agradecendo a presença dos membros do Colegiado e, na sequência, o técnico ministerial do Ministério Público do Estado do Maranhão, Bento Lima Silva, recitou poema de sua autoria, feito especialmente para celebrar os 10 anos do CNOMP, completos no dia 12 de março do ano em curso.
A Presidente destacou que o poema trata de uma homenagem à primeira década da entidade que tem, através de cada um de seus Conselheiros, ao longo deste período, exercido importante papel como agente de transformação social, por meio do trabalho desenvolvido em cada uma das 30 Ouvidorias (Ministério Público dos Estados e da União). Ressaltou, ainda, que esta data é tão importante para os que compõem o Colegiado, quanto para os destinatários da produção laboral empreendida por cada tijolo desta construção, os que lutaram antes dos atuais Ouvidores pelo crescimento do órgão e os que têm dado continuidade a este trabalho.