Em foco, os temas violência contra mulher e saúde mental
O segundo dia da 70ª Reunião do Conselho Nacional de Ouvidores dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNOMP), que aconteceu na última sexta-feira (17), foi marcado por apresentações de experiências de sucesso desenvolvidas pela Ouvidoria do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), anfitriã do encontro.
“Violência contra as Mulheres em Dados” foi o primeiro projeto apresentado pela Ouvidora da Mulher do MPRJ, Dina Maria Velloso, e sua assessora, Bianca Nogueira. “Com este projeto, conseguimos realizar um desenho dessa triste realidade, auxiliando na estratégia de combate à violência de gênero”, destacou a Ouvidora da Mulher.
A iniciativa organiza em um mapa disponibilizado no site do Ministério Público dados dos casos de violência contra mulher, que subsidiam não só o planejamento institucional do MP, quanto políticas públicas de entes externos. “Nunca construímos ferramentas para uso exclusivo do MP, mas sempre com vistas ao uso social”, ressaltou o Ouvidor do MP do Rio de Janeiro, Augusto Lopes, acrescentando que o próximo passo será incluir neste mapa dados também da violência política de gênero.
A segunda boa prática apresentada pelo MPRJ foi o projeto “Vozes da Ouvidoria: cuidando de quem cuida”. Idealizado pela psicóloga Lúcia Delgado, ele visa à saúde mental das pessoas que trabalham na Ouvidoria. “Através de sessões terapêuticas coletivas quinzenais estamos desenvolvendo uma ação preventiva contra os elevados graus de estresse e sofrimento psíquico das pessoas que lidam diariamente com relatos com alta carga emocional”, explicou a Procuradora de Justiça Patrícia Galvão, Coordenadora Geral do Núcleo de Dignidade da Pessoa Humana do MPRJ.
O debate contou com a participação de 28 Ouvidores dos Ministérios Públicos e foi mediado pela presidente do CNOMP, Jussara Pordeus. “Vamos catalogar essas e outras ricas experiências desenvolvidas pelas Ouvidorias de MPs de todo o país, para que possamos juntos aperfeiçoar o trabalho que desenvolvemos em nossas unidades”, declarou a presidente.
O Ouvidor do MPRS, Marcos Renner, esteve presente online nos dois dias da 70ª Reunião do CNOMP, trazendo informações sobre a situação de calamidade do povo gaúcho e destacando o papel que a Ouvidoria do MPRS tem desempenhado, muitas vezes como único canal para que a população acesse os serviços do MP.
HONRARIA – Durante o segundo dia do encontro, o CNOMP ainda entregou ao Ex-Ouvidor do MPAC, Carlos Maia, e à Ouvidora do MPT (Ministério Público do Trabalho), Vera Pozza Reis, a comenda Honra e Mérito do CNOMP. Essa última, na iminência de se aposentar, estava em sua última participação no conselho. A Ouvidora do Ministério Público Militar (MPM), Andrea Marangoni Muniz, também recebeu, na ocasião, o botom do CNOMP.
O final da 70ª Reunião do CNOMP foi brindado com uma belíssima apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira.