Comunicação pública, integridade no uso de mídias sociais, segurança na internet, comunicação não-violenta, integração de sistemas de comunicação. Essas foram algumas das abordagens trazidas durante a 46ª Reunião do Conselho Nacional de Ouvidores dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNOMP), que aconteceu na última sexta-feira (07), em Recife, na sede do Ministério Público de Pernambuco.
Além dos ouvidores de todo país, também participou da reunião o Ouvidor Nacional do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto. O ouvidor aproveitou a oportunidade para chamar a todos à adesão a uma rede nacional de ouvidorias de MP integrada ao CNMP, de forma a fortalecer a participação das ouvidorias no planejamento das ações de gestão do Ministério Público.
Durante o encontro, a publicitária do MPPE, Andréa Corradini, apresentou aos ouvidores o conceito de comunicação não-violenta, criado pelo psicólogo americano Marshal Rosenberg. “O propósito da comunicação não-violenta é inspirar conexão sincera entre as partes que se comunicam, de forma que a necessidade de todos seja atendida de forma compassiva”, explicou Andréa, acrescentando ainda: é uma linguagem pacifista, mas não passiva, não busca fugir de conflitos, mas considerar as reais necessidades e sentimentos das partes em confronto.
Já o jornalista do MPPE, Miguel Rios, alertou os ouvidores para a segurança da imagem institucional nos palcos das mídias sociais. “As redes sociais são praças públicas, onde se discute um leque de temas extremamente variável, e onde também se pode observar os grandes clamores sociais”, destacou.
Ainda abordando os riscos das postagens em perfis institucionais, a Ouvidora do MPPE, Selma Magda Barreto, Diretora de Comunicação do CNOMP, explanou sobre a integridade no serviço público no uso das redes sociais. “Nossas postagens devem ser norteadas pelos princípios da impessoalidade e interesse público. Antes de decidir o que postar, devemos refletir para quê e com quem estamos nos comunicando”, ressaltou a Ouvidora.
O evento ainda contou com a participação do Coronel Câmara, Gerente de Segurança Institucional do MPPE, que falou sobre a “Segurança na Internet e Redes Sociais”. Durante a 46ª Reunião do CNOMP, também foram tratadas pautas internas e os ouvidores tiveram a oportunidade de compartilhar acerca das experiências peculiares pelos quais estão passando.
FACEBOOK: Na quinta-feira (6), dia que antecedeu a reunião do CNOMP, a diretoria do Conselho se reuniu na sede do MPPE e deliberou pela criação de novo perfil institucional no facebook. O Conselho colocou no ar sua fanpage, onde serão compartilhadas informações de interesse social e será fomentada a troca de experiência e boas práticas entre as ouvidorias do Ministério Público brasileiro. O perfil antigo ficará disponível ao público até dia 21/02.