CNMP cria de rede de Ouvidorias do MP brasileiro

Foi assinado hoje (11) em Brasília pelo Procurador-Geral da República e Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Antônio Augusto Brandão de Aras, documento que institui a Rede de Ouvidorias do Ministério Público brasileiro. A assinatura aconteceu durante II Encontro de Ouvidores do MP, promovido pela Ouvidoria Nacional do Ministério Público (CNMP).

Segundo o Ouvidor Nacional do CNMP, Oswaldo D’Albuquerque, a rede tem como objetivo promover a efetiva integração da Ouvidoria Nacional com as ouvidorias de outras unidades ministeriais, contemplando o desenvolvimento de uma plataforma única de atendimento ao cidadão como forma de potencializar a gestão de dados e aprimorar o controle do Ministério Público.

Além dos ouvidores dos MPs de todo país, estiveram presentes, ainda, compondo a mesa de abertura do evento, o Ouvidor Nacional; o Secretário-Geral do CNMP, Maurício Andreioulo; o Presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP), Jayme Henrique Ferreira, e a Colaboradora da Ouvidoria Nacional, Rita de Cassia Maia Baptista.

Durante o encontro, foi apresentado pelo servidor da Ouvidoria do MPF, Felipe Sá, o “Sistema Cidadão”. A ferramenta possibilita que o cidadão tenha acesso ao andamento de todas as suas manifestações já realizadas, assim como, que ele receba por e-mail (sistema push) a movimentação de documentos, processos e procedimentos em trâmite no MPF que sejam do seu interesse.

Os ouvidores receberam, ainda, a visita do Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu de Barros, que apresentou a plataforma digital “Audivia”, utilizada pela Ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco, a qual será doado pelo MPPE ao CNMP. O sistema é utilizado para recebimento e trâmite das manifestações na ouvidoria, e conta ainda com auxílio de inteligência artificial, além de uso de chatbots (assistente virtual) disponibilizados no whatsapp, facebook e site da instituição para orientar o cidadão quanto ao preenchimento das informações necessárias à manifestação.