Ocorreu no dia 27 de setembro, em Belo Horizonte, a Reunião Extraoridinária do CNOMP, oportunidade em que vários temas de relevante importância para as Ouvidorias do Ministério Público brasileiro foram discutidos, com ênfase em inovações e boas práticas em ambiente de Ouvidoria. Foram votadas, ainda, alterações no Estatuto do CNOMP, com a previsão de criação de mais três (3) Diretorias: Patrimônio Cultural, Comunicação e Planejamento Estratégico.

Na parte da noite, a presidente do CNOMP e  Ouvidora do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Rose Meire Cyrillo, compareceu à cerimônia de abertura do XXII Congresso Nacional do Ministério Público, compondo o dispositivo ao lado da presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, do presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), José Silvério Perdigão,  entre outras autoridades.

Na oportunidade, a presidente da CONAMP anunciou o lançamento da campanha #MinistérioPúblicoestáaqui, que tem por objetivo apresentar à sociedade as boas práticas e iniciativas dos membros do Ministério Público de todas as Unidades da Federação e da União.  

O ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal deu continuidade com palestra sobre direitos fundamentais, questões penais e jurisprudência do STF.