OUVIDORIA DO MPMT ESTREIA NO “VIVA O SEU BAIRRO”

No próximo dia 20, no Sábado de Aleluia, a Ouvidoria Itinerante do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) fará sua estreia no projeto “Viva o seu Bairro”, projeto social do Grupo Gazeta de Comunicação que leva serviços, ações de cidadania, lazer e entretenimento à população dos bairros da Grande Cuiabá. Nesta primeira participação, a Ouvidoria Itinerante estará presente nas atividades no bairro Residencial Itamarati, localizado na região do bairro Planalto, das 15 às 18h30. No evento, a comunidade poderá fazer reclamações, denúncias e conhecer a atuação do MPMT, conversando com membros da instituição e registrando suas manifestações.

A Procuradora de Justiça Rosana Marra, Ouvidora do MPMT, explica que o Ouvidoria Itinerante é um canal aberto de comunicação com o cidadão, tendo como objetivo atender as demandas da sociedade, ao mesmo tempo em que atua para elevar a transparência dos serviços prestados. “O Viva o seu Bairro é um projeto de grande alcance social, sendo muito conhecido da população. É um instrumento para chegarmos àquelas camadas que necessitam do auxílio e da atuação do MPMT. Estamos confiantes de que o projeto será uma forma eficiente de popularizar nossos canais com a comunidade”, analisa.

O coordenador de Marketing do Grupo Gazeta de Comunicação, Édy Souza, deu boas-vindas ao MPMT e disse que a participação da instituição por meio da Ouvidoria Itinerante será de grande ajuda para as comunidades dos bairros. “As pessoas aguardam ansiosamente a realização do Viva o Seu Bairro na região onde elas vivem. O projeto foi idealizado para alcançar a população dos bairros, levando saúde, cidadania, bem-estar, lazer e entretenimento até ela. Tenho certeza que a Ouvidoria Itinerante receberá muitas demandas e o trabalho será mais conhecido”, destaca.

Além do Ouvidoria Itinerante, a população pode recorrer a outros canais de comunicação com o setor: o telefone 127 (ligação gratuita), o aplicativo MP online (disponível para os sistemas operacionais android e iOS), o e-mail ouvidoria@mpmt.mp.br, o formulário eletrônico de manifestação, disponível no endereço https://www.mpmt.mp.br/ouvidoria/ouvidoria-client/cad_manifest.php  e o atendimento presencial na sede da Procuradoria Geral de Justiça, localizada na Rua 04, s/nº – Centro Político e Administrativo, em Cuiabá, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

As demandas da população podem ser feitas por um desses canais e o cidadão pode escolher aquele meio mais apropriado para as suas necessidades e conforto. “O setor recebe as comunicações de danos ao meio ambiente e ao patrimônio público, descumprimento do Código de Defesa do Consumidor, da má prestação de serviços públicos, abusos de autoridade, maus tratos a idosos, crianças e deficientes físicos e crimes como pedofilia, corrupção, tráfico, abuso de poder, violência sexual, entre outros”, relata a procuradora de Rosana Marra.

Para esta participação do projeto Ouvidoria Itinerante no Residencial Itamarati, o MPMT atuará com duas Procuradoras de Justiça e quatro servidores. O setor examina e encaminha reclamações, denúncias, críticas, apreciações, comentários, elogios, pedidos de informação e sugestões de qualquer interessado sobre as atividades desenvolvidas pelos Procuradores e Promotores de Justiça, assim como dos servidores da Instituição. Pessoas jurídicas também podem interagir com o MP.

Fonte: MPMT