A Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por intermédio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promoveu nos dias 06 e 07 de junho o curso de Atendimento em Ouvidoria no Setor Público para membros, servidores e colaboradores da instituição, bem como para convidados das Ouvidorias de outras instituições públicas. O evento, ministrado pelo consultor organizacional José Vanderlei Santos Rolim, analista de gestão pública do MPDFT, tem o intuito de proporcionar e institucionalizar o atendimento ao cidadão sob a nova óptica da gestão pública, com o aproveitamento de recursos para um ambiente sustentável em prol da sociedade.
O objetivo do evento foi treinar os servidores da Ouvidoria para aperfeiçoar os serviços do MP-AP e promover a entrega de conhecimento de alto gabarito a todos os participantes, da instituição ou nas congêneres, a fim de disponibilizar aos cidadãos que dependem dos serviços públicos um atendimento humanizado e de qualidade.
O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais do MP-AP, Nicolau Crispino, deu as boas-vindas ao palestrante e aos demais participantes do curso. “Quero agradecer toda equipe que está presente e à frente desse evento, também aos nossos membros, servidores e colegas que vieram participar. José Vanderlei, receba os nossos cumprimentos e agradecimentos por ter aceitado mais essa missão de vir falar um pouco da Ouvidoria no setor público. Quero ressaltar que o Procurador Jayme, nosso Ouvidor, vem desenvolvendo um trabalho brilhante para fazer com que o Ministério Público seja essa porta de entrada para o cidadão e possa atender aos anseios da nossa sociedade”, manifestou Crispino.
O Ouvidor do MP-AP, Procurador de Justiça Jayme Henrique Ferreira, falou sobre o significado de se realizar o curso e a importância de chamar colegas e demais Ouvidorias congêneres. Ele fez a apresentação do ministrante, destacando os conhecimentos, a capacidade técnica e experiência acumulada na área.
José Vanderlei, de Brasília, trabalha no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). É instrutor interno do Ministério Público da União (MPU), realizando treinamentos variados, desde o atendimento do setor público, excelência no atendimento, a questão estratégica no atendimento ao cidadão, entre outros. Na ocasião, ele falou um pouco sobre a dinâmica do evento.
“A ideia é conversar sobre o atendimento à Ouvidoria. As vezes as pessoas não entendem que a Ouvidoria é um trabalho de excelência dentro do MP, porque o Ministério Público nasceu sintonizado com as necessidades da população, então funcionamos como uma caixa de ressonância para atender as requisições dos cidadãos”, pontuou Vanderlei.
“Costumo dizer que as Ouvidorias se traduzem no principal instrumento de gestão do administrador moderno e responsável para com a gestão pública. Um órgão que despreza sua Ouvidoria ou não a tem, perde grande oportunidade de ter um termômetro permanentemente atualizado sobre a temperatura ideal da prestação de serviços ao cidadão. Espero que todos, ao final deste curso, saiam daqui com uma nova mentalidade sobre o atendimento ao nosso público, sobre o funcionamento de nossas Ouvidorias e, principalmente, aptos a considerar que o nosso principal objetivo é, de fato, ofertar sempre o melhor atendimento ao nosso cidadão”, ressaltou Jayme Ferreira.
O chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Vinicius Carvalho e as Ouvidorias da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) e da Amapá Previdência (AMPREV) estiveram presentes.
Fonte: MPAP