MPPE lança Audivia: Assistente virtual de atendimento ao cidadão

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Laboratório de Inovação do Ministério Público de Pernambuco (MPLabs), lançou nesta quinta-feira (15) a plataforma digital Audivia que procura facilitar o processo de recebimento de denúncias, críticas e solicitações da população com uso de um assistente virtual. Em evento realizado no Portomídia, no Bairro do Recife, também foi apresentado o Voxia, ferramenta para promotores que agiliza a degravação de audiências.
 
As tecnologias foram desenvolvidas pelo MPLabs em parceria com o Porto Digital e ecossistema de inovação de startups de Pernambuco. A Audivia está com acesso disponível no portal do MPPE (www.mppe.mp.br) e no WhatsApp da instituição, no número (081) 99679-0221.
 
O cidadão entra em contato com o MPPE por meio de um assistente virtual, que vai direcionar a demanda para o núcleo responsável. Ao entrar no portal, a ferramenta abre, no canto inferior direito, uma caixa de diálogo com a pergunta "Olá, posso ajudar?". Já nas mensagens enviadas pelo WhatsApp, o assistente responde com uma saudação perguntando o tipo de solicitação que será realizada.
 
Segundo o procurador-geral de justiça (PGJ), Francisco Dirceu Barros, hoje o órgão recebe, em média, 1,1 mil denúncias por mês. A expectativa é de que, com a novidade, esse número aumente. “A resposta será rápida. Noventa por cento das demandas levam cerca de uma semana para serem resolvidas e agora as respostas serão instantâneas”, afirma.
 
"Estamos determinados a reforçar e incrementar nossos canais de comunicação com o cidadão, priorizando um contato direto e que possa ter como principal resultado o retorno com políticas públicas efetivas para o pernambucano. Com essa plataforma de comunicação, estamos disponibilizando canais mais rápidos de interação com a sociedade, que ganha uma maneira mais prática para encaminhar eventuais denúncias”, destaca o procurador-geral de Justiça do MPPE, Francisco Dirceu Barros.
 
Além da facilidade para a população enviar as demandas, a tecnologia vai indicar a promotoria responsável pelo caso que for relatado. “O cidadão vai contar tudo que está passando e isso será repassado ao nosso sistema”, explicou isse coordenador do Núcleo Estratégico de Direção Especializada em Tecnologia e Inovação (NDETI), o promotor de Justiça Antônio Rolemberg.
 
“A aplicação é o elo entre os integrantes do MPPE e a população, abrindo caminhos para que a sociedade tenha acesso ao trabalho de promoção da justiça e cidadania realizado na nossa Instituição. O cidadão poderá fazer o input da informação que deseja e será guiado pela inteligência artificial para concluir sua manifestação”, reforçou Rolemberg.
 
Voxia – Para uso interno do Ministério Público, a ferramenta Voxia agiliza o trabalho dos promotores na transcrição das audiências. “Geralmente uma audiência dura duas horas, e o promotor precisar escutar todo esse tempo. Ele não vai precisar disso porque vai usar a ferramenta e a inteligência vai identificar palavras-chave”, explica Antônio Rolemberg.
 
FONTE: MPPE