A atuação, atribuições e estrutura organizacional do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), bem como o papel de sua Ouvidoria, foram os temas abordados nesta 6ª feira (13) pelo Ouvidor Ricardo Albuquerque da Silva aos alunos do 5º e 6º semestre do curso de Direito da Escola Superior Madre Celeste (Esmac), recebidos no auditório do edifício-sede para uma visita monitorada ao MPPA.
Os alunos estão cursando a disciplina Prática Jurídica I e vieram sob a supervisão da professora Lelia Monteiro.
“É importante que as pessoas que almejam seguir a carreira ministerial tenham perfil para o cargo, pois exige muita dedicação e implica em bater de frente com interesses de poderosos”, destacou o procurador de Justiça e ouvidor do Ministério Público, Ricardo Albuquerque.
Durante sua palestra, o ouvidor fez uma comparação sobre o funcionamento e competência do Ministério Público brasileiro com o de outros países.
“Nos Estados Unidos e Inglaterra a função do representante do Ministério Público é de acusador, na área criminal. No Brasil já temos um Ministério Público voltado também ao social”, disse.
A palestra abrangeu ainda as atribuições dos órgãos da Administração Superior, como Procuradoria-Geral, Corregedoria-Geral, Colégio de Procuradores e Conselho Superior do Ministério Público.
Albuquerque aproveitou também para falar de sua experiência profissional como promotor de Justiça, com foco na defesa do meio ambiente e de sua atuação perante a Procuradoria Criminal.
Ao final abordou os avanços conquistados pelas ouvidorias do Ministério Público brasileiro nos últimos anos, otimizando o atendimento à sociedade. E falou dos projetos da Ouvidoria do MPPA, como a sala de atendimento ao cidadão e Ouvidoria itinerante, com idas aos bairros e municípios.
Após a palestra, os estudantes puderam tirar suas dúvidas fazendo perguntas e, em seguida, supervisionados por servidores da Assessoria de Comunicação e da Ouvidoria, conheceram as dependências do prédio sede do MPPA, Anexos Cível e Criminal e prédio da Promotoria da Infância e Juventude.
Fonte: MPPA