Membros do CNOMP participam da Reunião de Unidade Estratégica do CNMP

Dando continuidade à agenda de trabalho em Brasília/DF, o Presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União, Dr. Jayme Henrique Ferreira, juntamente com a Diretora Secretária do CNOMP, Dra. Orlandina Brito Pereira, o Vice-Presidente Regional do Centro-Oeste, Dr. Juliano Baiocchi Villa-Verde de Carvalho, o Ouvidor do Ministério Público do Estado do Pará, Dr. Ricardo Albuquerque da Silva, e a Assessora da Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, representando a Ouvidora do MPRJ, Dra. Gabriela Tabet de Almeida, participaram na tarde desta segunda-feira (11), da Reunião de Unidade Estratégica com o Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Dr. Antônio Augusto Brandão de Aras.
O evento, promovido pelo CNMP, reuniu, pela primeira vez, Conselheiros, Procuradores-Gerais de Justiça, Corregedores-Gerais, Ouvidores, Presidentes de Associações, Empresários e representantes do setor público.
Augusto Aras destacou que sua proposta à frente do CNMP é construir um Ministério Público desenvolvimentista, que busca agir na prevenção. “O MP precisa atuar antes que os danos se consumam e trabalhar para que não haja 34 mil obras publicadas paralisadas, como ocorre atualmente”, exemplificou o Presidente do CNMP.
De acordo com Aras, o melhor é que se tenha todo o Ministério Público brasileiro atuando por meio do diálogo. “Temos a necessidade de dialogar. É para isso que o CNMP quer se abrir para a sociedade e para os MPs da União e dos Estados. Quer ser buscado pela população a dar a sua contribuição para que haja desenvolvimento. A atuação preventiva é o que faz com que esse desenvolvimento econômico e social venha a ocorrer”.
Após a fala do Presidente, os Conselheiros do CNMP fizeram exposições sobre iniciativas da Corregedoria Nacional do MP, da Ouvidoria Nacional do MP, das Comissões e da Unidade Nacional de Capacitação do MP.
Na ocasião, a Presidência do CNMP, juntamente com a Corregedoria e a Ouvidoria Nacional do Ministério Público, firmaram Protocolo de Ação Integrada com o objetivo de promover a efetiva integração entre os órgãos envolvidos, aperfeiçoando os mecanismos de atuação conjunta e de comunicação.
FONTE: CNMP