A abertura do evento foi feita pela Ouvidora do MPRJ, Denise Guaspe, e, na sequência, houve a apresentação do primeiro painel de discussão sobre “Compliance na Administração Pública”. O Corregedor-Geral da União, Gilberto Waller Junior, apresentou a palestra inaugural com exposições sobre “Integridade sob a ótica da punição e remediação”.
Logo após, a Auditora da Controladoria-Geral da União, Carla Arêde, ministrou palestra sobre “Integridade pela ótica da prevenção”, e o Ouvidor da Petrobrás, Mário Vinicius Claussen Spinelli, fez exposições sobre “O papel da Ouvidoria em Compliance”.
A programação do período da tarde iniciou com o painel “Ouvidoria Cidadã”, com apresentações sobre as temáticas: “Ouvidoria resolutiva na contemporaneidade”, pelo Procurador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Pimentel; “Ouvidoria e o Ombudsman do Cidadão”, pela Ouvidora-Geral da UFRJ, Cristina Avoub Riche; e “Mediação nas Ouvidorias”, pelo Promotor de Justiça, Humberto Dalla Bernardina de Pinto.
O primeiro dia do evento foi finalizado com o painel de discussão sobre “Experiências em Ouvidorias”, que contou com a participação do Controlador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Bernardo Cunha dos Santos Barbosa, ministrando palestra sobre “Disque Rio contra a Corrupção”; do Ouvidor de Belford Roxo, Igor Alencar de Menezes, que fez exposições sobre o “Projeto Jovem Ouvidor”; e, do Ouvidor de Macaé, apresentando o tema “Concurso público para Ouvidoria, Experiência em Macaé.”