MEMBROS DO CNOMP PARTICIPAM DO PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADES DO XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE OUVIDORES/OMBUDSMAN

A Diretora de Comunicação do CNOMP e Ouvidora do MPMA, Rita de Cassia Maia Baptista, juntamente com a Vice-Presidente Regional do Nordeste e Ouvidora do MPBA, Cleusa Boyda de Andrade, e o Ouvidor do MPMS, Olavo Monteiro Mascarenhas, participaram ontem, terça-feira (12), do primeiro dia de atividades do XXII Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman, que está ocorrendo em Salvador/ BA.

A mesa da solenidade de abertura do evento foi composta pela Presidente da ABO Nacional, Maria Inês Fornazaro, pelo Presidente do Conselho Deliberativo da ABO, Edson Luiz Vismona, pelo Ouvidor Adjunto, Valdenor Moreira Cardoso, e pelo Vice-Presidente da ABO Nacional, Presidente da Seccional ABO – Bahia e Ouvidor do Município de Salvador, Humberto Vianna Júnior.

Na ocasião, ocorreu o lançamento da 3ª Edição da Revista Científica da ABO, apresentada pela Diretora de Publicações da ABO, Luciana Bertachini. Com 22 artigos, em 275 páginas, a Revista aborda temas como gestão de Ouvidoria, Ouvidoria interna, assédio, até fake news e agressões virtuais.

A palestra inaugural foi ministrada pelo Advogado, Presidente do Conselho Deliberativo da ABO, Presidente do ETCO e do Instituto Brasil Legal, Edson Luiz Vismona, que fez exposições sobre “A Lei Orgânica das Ouvidorias”.

Na sequência, painel de debate sobre “Gestão, inovação e desenvolvimento das Ouvidorias”, com o Conselheiro da ABO Nacional, Consultor de Relacionamento e Gestão, Ouvidor do Sebrae de 2006 a 2019, Cláudio Montoro Puglisi; o Ouvidor do Esporte Clube Bahia, Humberto Netto; e a Ouvidora-Geral do Estado de São Paulo, Vera Wolf Brava.

No período da tarde ocorreram, por meio de Oficinas Temáticas, as apresentações de artigos da 3ª Edição da Revista Científica da ABO, abordando os seguintes temas: “A Influência da Ouvidoria como ferramenta de gestão estratégica”; “Implementação de metodologia ágil em áreas de operações: um estudo de caso sobre a Ouvidoria da IBM”; “Conselho de Clientes Hope. Exemplo de administração participativa”; “Capacidade Propositiva das Ouvidorias Universitárias: Um relato de experiência da Ouvidoria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo”; e “Vinte anos de defesa dos usuários de serviços públicos em São Paulo: lei 10.294/1999”.

A programação do dia foi finalizada com a apresentação dos Relatos e Moções das Oficinas.