O dia 16 de março é dedicado ao ouvidor. Ele é responsável por receber, analisar e encaminhar demandas, acompanhar providências, analisar o grau de satisfação da comunidade e preparar relatórios propositivos de melhoria para a instituição. A Ouvidoria do Ministério Público de Sergipe foi criada no dia 18 de julho de 2006, através da Lei Complementar nº 128.
Para celebrar a data, a Procuradoria-Geral de Justiça, por meio da Ouvidoria, lançou a Campanha “Queremos Ouvir Você”. O objetivo é divulgar o canal e aproximar, cada vez mais, a sociedade do MP. Para isso, foram espalhados cartazes na sede, nas Promotorias de Justiça do interior do Estado e distribuídos para outros órgãos, com o telefone 127 (ligação gratuita), principal contato com o órgão ouvidor. Além disso, será feita a divulgação de posts nas redes sociais, Facebook – mpseoficial e Instagram – @mpsergipe.
Através do 127, a população sergipana pode enviar ao MP representações, reclamações, críticas, elogios, pedidos de informação e sugestões sobre as atividades desenvolvidas pela instituição. Pelo mesmo número, pode, ainda, agendar atendimento presencial, ou preencher um formulário online disponível no “Portal da Ouvidoria” no site do MP.
“A campanha integra o projeto de renovação da Ouvidoria. É um momento de comemorar os avanços estruturais e humanos já alcançados e aperfeiçoar esse trabalho que é de fundamental importância para a instituição e sociedade”, disse a ouvidora do MP, a procuradora de Justiça Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg.