O Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público Brasileiro (CNOMP) vem por meio desta nota expressar sua solidariedade às vítimas da calamidade que atinge o povo gaúcho nesse momento.
As fortes enchentes, inundações, alagamentos e deslizamentos que aconteceram provocaram cerca de 80 mortes. Os desaparecidos já ultrapassam uma centena, além de tantos feridos e pessoas que ainda não foram resgatadas e podem morrer por hipotermia ou outros infortúnios. Nesse momento, o nosso país se une para mitigar os danos causados por essa tragédia e o CNOMP vem a público pedir que quem tiver condições contribua.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul preside o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados e divulgou a chave PIX 25 404 730/0001-89 (Identificador Enchentes RS – Doação). Os valores arrecadados serão usados em favor das pessoas atingidas pelas cheias. Sabemos que haverá um duro trabalho pela frente para mitigar os danos materiais causados a milhares de pessoas e conclamamos a todos a contribuírem.
Maior que a catástrofe ambiental, seria o fracasso humano em não enxergar o outro na calamidade.
6 de maio de 2024.
Jussara Pordeus
Presidente do CNOMP