“O Ministério Público quer te ouvir”: O MP-AP realiza campanha para promover sua Ouvidoria e aprimorar a comunicação com o cidadão

A Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) iniciou, no dia 04 de janeiro de 2019, a campanha “O Ministério Público quer te ouvir”. O objetivo da ação é esclarecer à sociedade amapaense como se comunicar com o MP-AP por meio de seu principal canal, que é a Ouvidoria. Desta forma a população pode fazer denúncias, sugestões, críticas, elogios e demais manifestações para auxiliar o órgão ministerial a melhorar ainda mais o trabalho de garantia dos direitos do cidadão.

A Ouvidoria do Ministério Público é um importante órgão de gestão da administração. É por meio dela que os membros do MP-AP têm acesso aos anseios e reclamos da sociedade para melhor executar as atividades afetas a cada um dos ramos de trabalho da instituição. Atualmente a maioria dos temas trazidos pelos cidadãos atêm-se à segurança, saúde e corrupção administrativa. Tais demandas são inicialmente recebidos e tradados pela Ouvidoria para posterior encaminhamento aos órgãos de execução do Ministério Público, que são as Procuradorias e Promotorias de Justiça espalhadas por todo o nosso Estado, onde tais fatos são apurados.

A campanha de marketing foi idealizada e desenvolvida com o objetivo de fazer a maior aproximação do Ministério Público com o cidadão de nosso Estado, objetivando aumentar o fluxo de demandas na Ouvidoria e, consequentemente, aprimorar a atuação do Ministério Público.

 

Ferramentas

Para aproximar o cidadão do Ministério Público, a Ouvidora dispõe de modernas ferramentas tecnológicas, analógicas e digitais, sendo o seu principal canal de acesso o portal do Ministério Público, onde o cidadão poderá acessar eletronicamente a Ouvidoria através dos sistema SisOuv que poderá ser operado pela internet de qualquer plataforma eletrônica seja ela instalada em seu computador ou no seu aparelho de telefonia celular, através do site www.mpap.mp.br.

A Ouvidoria também disponibiliza ao cidadão outros canais de atendimento, como o telefônico, onde o cidadão, de forma gratuita, poderá obter atendimento das 8 às 14 horas, pelo número 127, o do endereço eletrônico ouvidoria@mpap.mp.br, ou, até  mesmo, por carta enviada pelo correio ou de forma presencial em nosso prédio situado à Av. FAB,  n.º 064 (antigo Palácio do Setentrião).

A Ouvidoria do Ministério Público também é a responsável pelo SIC – Serviço de Informações ao Cidadão, importante ferramenta de defesa da cidadania, e através do qual o cidadão poderá obter informações sobre os serviços prestados pela instituição, por seus membros e servidores.

O Procurador de Justiça e Ouvidor do MP-AP, Jayme Henrique Ferreira, ressaltou que esta campanha no mesmo passo que tem o objetivo de dar maior visibilidade a Ouvidoria, busca também demonstrar a necessidade de melhor atender ao cidadão amapaense, abrindo-lhe os canais de comunicação, a fim de que a instituição possa se orientar, com base nos anseios da sociedade, buscando a melhor maneira de prestar os serviços disponibilizados pela instituição.

“A Ouvidoria pretende ser uma das principais portas de comunicação do Ministério Público com a sociedade. É através das diversas modalidade de manifestações recebidas dos cidadãos que poderemos reforçar o trabalho de todas as unidades do MP-AP, já que demandaremos para todas as Procuradorias e Promotorias do órgão ministerial as denúncias, sugestões, reclamações, críticas ou elogios sobre a nossa instituição ou demais setores da administração pública. Assim a sociedade será beneficiada com o reforço das atividades desenvolvidas pela nossa instituição”, frisou o Procurador de Justiça Jayme Ferreira.

 

Fonte: MPAP