No último dia 27/03, o promotor de Justiça e Ouvidor do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Erickson Girley Barros dos Santos, tomou posse como o novo presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNOMP).
O novo mandato, com duração de um ano, começou com Erickson Girley conclamando para que as Ouvidorias Ministeriais possam ganhar mais visibilidade institucional, tornando-se um grande canal para as demandas sociais , inclusive no que diz respeito àquelas informações que se encontram sob responsabilidade dos órgãos ministeriais.
Em razão das medidas preventivas ao risco de contaminação pelo Coronavírus, não foi possível a realização da 47ª Reunião Ordinária do Colegiado que aconteceria em Natal (RN) nos dias 26 e 27 de março, assim como a cerimônia de posse. Desta forma, a solenidade ocorreu de maneira virtual com a assinatura de todos os termos devidamente encaminhados pela Presidência.
* texto de Tullio Andrade, publicado em 30/03/2020, na intranet do MPRN
PERFIL: ERICKSON GIRLEY BARROS DOS SANTOS tem 48 anos, nasceu em Natal e ocupa o cargo de Ouvidor do MPRN. Formou-se em Direito pela UFRN em 1992 e ingressou no Ministério Público em 1994.
Atualmente, o Ouvidor é titular da 80ª Promotoria de Justiça de Natal, com atuação nos crimes dolosos contra a vida. Já exerceu dentro da instituição, entre outros, os cargos de Coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional; Chefe de Gabinete do Procurador Geral de Justiça; Promotor assessor do Procurador Geral de Justiça; Promotor Corregedor; Integrante da banca de concurso de provimento de cargos de Promotor de Justiça do MPRN; além de vice- presidente do CDEMP (Colégio de Diretores de Escolas dos MPs dos Estados e da União).