A Ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) reuniu gestores municipais, servidores públicos, integrantes de conselhos municipais, secretários municipais, representantes de associações e da sociedade civil organizada no evento Ouvidorias em Rede – Serviços Públicos Integrados, que ocorreu na cidade de Bezerros e Santa Cruz do Capibaribe, Agreste pernambucano.
O objetivo dos encontros foi o de fomentar a implementação, pelos gestores municipais, de unidades de ouvidoria nas prefeituras, viabilizando a comunicação com o cidadão.
“Criar uma comunicação mais próxima com o cidadão por meio das ouvidorias é condição sine qua non na gestão pública contemporânea. Assim, o MPPE quer fomentar o trabalho em rede das ouvidorias municipais, oferecendo ao cidadão um canal de atendimento em que é possível aferir os resultados que são obtidos com os serviços públicos, consolidando a democracia participativa”, disse a ouvidora do MPPE, Selma Barreto.
Um dos principais escopos do evento foi o de aproximar a Ouvidoria do MPPE dos municípios e demais instituições pública, esclarecendo o papel do Ministério na indução de políticas públicas.
”Demos o ponta-pé inicial ao trabalho da ouvidoria em rede, consolidando esse importante elo entre a gestão pública e o cidadão pernambucano. As ouvidorias facilitam a troca de informações, inclusive a mensuração do nível do serviço públicos prestados”, disse o promotor de Justiça Flávio Henrique, ouvidor auxiliar do MPPE.
Fonte: MPPE