Ouvidoria do MPSE – Ampliação, renovação e mais qualidade no atendimento à população

A Ouvidoria do Ministério Público de Sergipe vem passado por um processo de ampliação e renovação, com o intuito de incentivar o exercício da cidadania, estreitar os laços do MP com a sociedade e tornar suas atividades mais conhecidas da população. De acordo com a Ouvidora do MPSE, a procuradora de Justiça Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg, a Ouvidoria é a porta de entrada do cidadão no Ministério Público.

A Ouvidoria do MPSE integra a estrutura administrativa do Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça e, de acordo com a ouvidora, vem recebendo apoio irrestrito do PGJ Rony Almeida. “Sem o apoio do PGJ seria impossível pôr em prática as nossa ideias, bem como finalizar nossos objetivos. Nossas demandas foram atendidas pelo procurador de maneira rápda e eficiente”, pontuou Conceição Figueiredo.

A procuradora informou que o trabalho da Ouvidoria foi enriquecido pela aquisição de duas novas colaboradoras, Marília Melo Bezerra e Larissa Menezes. A fim de divulgar o trabalho, foram feitos cartazes informativos e alguns carros do MP foram plotados com o logotipo que contém os números, através dos quais poderá se fazer contato com a Ouvidoria. Os cartazes já estão afixionados em vários lugares públicos e na sede ministerial e estão sendo distribuídos para os Centros de Apoio Operacional do MP e todas as Promotorias do Interior do Estado.“Essa é uma maneira de mostrar para a população que a Ouvidoria do MP é um canal aberto, transparente, um canal público e qualquer cidadão pode fazer uso dele”, salientou a ouvidora.

Além disso, a Ouvidoria ganhou uma nova identidade visual e a Procuradoria Geral de Justiça adquiriu uma central telefônica mais ampliada para atender a demanda de ligações feita para o número 127.

Conceição Figueiredo explicou, também, que, através de conversa com os CAOps fez uma mudança nos trâmites do processo de envio das demandas oriundas do público e, com isso, as pendências estão podendo ser resolvidas sem a necessidade de acionar o órgão de execução do MP. A ouvidora informou que os ganhos são expressivos e confessou que tem o sonho de, através de uma ação conjunta com seus pares, instalar Ouvidorias em todos os municípios sergipanos. “Isso facilitaria e agilizaria o trabalho de todas as Promotorias de Justiça”, comentou.

A ouvidora Conceição Figueiredo agradeceu o apoio do procurador-geral de Justiça, da sua equipe na Ouvidoria, do SESI, na produção dos cartazes, e de todos que contribuiram para que os projetos pensados pudessem ser concretizados.

Qualquer cidadão pode procurar a Ouvidoria do MP de Sergipe de segunda à sexta-feira, das 7 às 14h, na sala nº 201, localizada no segundo andar da sede ministerial, ou através de formulário eletrônico disponível no site do MP www.mpse.mp.br – Portal da Ouvidoria e, ainda, através do telefone do “Disk Ouvidoria”, no número 127.

“A Procuradoria Geral de Justiça vem colaborando com o aprimoramento dos serviços da Ouvidoria visando, sempre, otimizar a qualidade do atendimento que deve ser dispensado ao cidadão. Nossa intenção é promover, a cada dia, o melhor acolhimento daquele que bate à nossa porta”, disse o PGJ Rony Almeida.

Fonte: Ministério Público do Estado de Sergipe

Coordenadoria de Comunicação
Fotos: Celene Moraes