Palestra do Aluno Ouvidor busca sensibilizar estudantes para o sentido de cidadania

A sensibilização dos estudantes para assumirem o protagonismo da transformação social é o principal objetivo do Programa Aluno Ouvidor, realizado em parceria entre o Ministério Público de Goiás (MP-GO), por intermédio da Ouvidoria, e o Governo do Estado. Esta mensagem foi passada durante palestra ministrada, na manhã desta quinta-feira (5/3), aos cerca de 290 alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Finsocial pelo analista em Gestão Pública do MP do Distrito Federal e Territórios, José Vanderlei Santos Amorim.

A ouvidora do MP-GO, Orlandina de Brito, explicou que o Programa Aluno Ouvidor cumpre o preconizado no artigo 205 da Constituição Federal, que estabelece a Educação como direito de todos, dever do Estado e da família, que deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Segundo ela, a intenção é levar os alunos a entender o verdadeiro sentido da cidadania e a assumir o protagonismo da cogestão da coisa pública, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas, do aprendizado e da consolidação dos sensos de responsabilidade e de cidadania.

Aluno do 9º ano, Felipe Batista fez um relato sobre o papel do Cepi Finsocial na vida dos seus alunos. “Vivemos em uma comunidade pobre, periférica e marcada pelos altos índices de violência”, afirmou, ao lembrar que a escola é acolhedora e lhe proporciona segurança, além das atividades pedagógicas e esportivas. De acordo com ele, frequentar a unidade é um dos caminhos para a vitória pessoal, como cidadão e futuro profissional. “Aqui eu tenho a oportunidade de escolher o que quero aprender, tenho apoio psicológico e educacional”, disse.

O estudante Ricardo Campos, também do 9º ano, destacou a maneira como a escola acolhe os alunos, com atividades diversificadas, favorecendo o crescimento intelectual. “Aqui temos a oportunidade de criar, de inventar e de melhorar a unidade, mostrando o que queremos aprender. Tivemos até mesmo a oportunidade de criar, em uma sala que estava vazia, um espaço para assistirmos a filmes”, contou. Segundo ele, além das disciplinas curriculares, a escola possibilita o desenvolvimento de atividades de educação física, paisagismo, dança, cinema, karaokê, entre outros.

Palestra

José Vanderlei, em sua palestra, ressaltou que é importante a comunidade escolar entender o que é bem público e se importar com ela, não somente no aspecto físico, das instalações físicas e seu acervo, mas no seu papel na transformação da sociedade. “O Aluno Ouvidor vai formar um aluno capacitado, treinado para se sensibilizar com as demandas que a ele chegam. Será uma escuta ativa dos interesses de toda a comunidade escolar”, afirmou, reiterando que o programa será uma lição de cidadania – os problemas são detectados e as soluções, buscadas. A Ouvidoria, de acordo com José Vanderlei, não tem poder executivo, mas faz parte da solução. É ela que tem capacidade para mobilizar a comunidade em busca da solução dos seus problemas.

Para o ouvidor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Joaquim da Trindade Filho, o ensino é uma forma de construir e de renovar. “Vamos aproveitar este momento para construirmos uma sociedade melhor, não só individualmente, mas para todo o Estado e as futuras gerações. Vamos construir uma vida voltada para o social”, explicou. O ouvidor da Seduc conclamou os alunos a assumirem o papel de protagonistas das próprias vidas. Ele também manifestou a intenção de levar o Aluno Ouvidor para todas as 1.038 unidades da rede estadual.

De acordo com a coordenadora regional de Educação de Goiânia, Enicléia Cristiana Morais, o Aluno Ouvidor traz uma perspectiva de mudança da gestão das unidades de ensino, que deixa de ser concentrada e passa a participativa, com toda a comunidade escolar assumindo o papel de protagonista do ensino e da transformação social. “A geração atual já é formada por protagonistas, mas precisa estar envolvida na definição das diretrizes da unidade escolar”, reiterou.

O diretor do Cepi Finsocial, Elton Gomes Ferraz, entende que o principal legado que o Aluno Ouvidor deixará é o despertar do protagonismo social. Para ele, já há adesão ao programa devido ao envolvimento e à expectativa quanto à sua execução demonstradas pelos alunos. “A nossa unidade está inserida em uma comunidade carente e, cada vez que temos condições de proporcionar uma forma de os anseios serem ouvidos e suas demandas atendidas, a resposta é bastante satisfatória”, disse.

Unidades

O Aluno Ouvidor está sendo implantado, inicialmente, na Escola Estadual Professora Judith Florestinha Dias, em Goianira; no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Alzira Alves de Queiroz, no Jardim Tropical, em Aparecida de Goiânia; no Cepi Verany Machado de Oliveira, no Jardim Primavera, e no Cepi Finsocial, no Setor Finsocial, em Goiânia. O programa envolverá cerca de 2 mil alunos nas quatro unidades.

A próxima etapa será a realização de eleições diretas nas unidades envolvidas, para a escolha do aluno ouvidor. Os eleitos passarão por treinamento no MP-GO e vão acessar o Sistema de Ouvidoria para aprenderem a detectar os problemas informados, que vão orientar os pedidos de providências, quando for o caso. (Texto: João Carlos de Faria/Fotos: João Sérgio Araújo – Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)