Na tarde do dia 03.08.2023 aconteceu no edifício sede do Ministério Público do Estado de Goiás reunião ordinária para deliberações acerca do Projeto Aluno Ouvidor instituído no ano de 2019 pelo Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o Ministério Público do Estado de Goiás, Ouvidoria Geral do Ministério Público Estadual, Estado de Goiás e Secretaria de Estado da Educação.
A Ouvidora Geral do Ministério Público, Dra. Orlandina Brito Pereira – idealizadora e propulsora inicial do Projeto que visa sobretudo estimular as ações de gestão participava nas escolas – foi quem presidiu a reunião na qual ficou decido que as atividades serão retomadas no ambiente escolar já no mês de setembro do corrente ano com realização de palestras para os alunos e posterior eleição do Aluno Ouvidor.
Inicialmente, participarão do Projeto as seguintes unidades escolares:
* CEPI Verany Machado de Oliveira – localizada no bairro Jardim Primavera em Goiânia;
* CEPI Finsocial – Regional de Goiânia;
* CEPI Professora Alzira Alves – localizada no setor Tropical, Regional de Aparecida de Goiânia;
* Escola Professora Judith Florestina Dias – localizada na cidade de Goianira, Regional de Inhumas.
A existência de alunos ouvidores nas escolas é uma tentativa de sensibilizar a comunidade escolar sobre os direitos e deveres oriundos da cidadania, bem como, dever de colaboração, de corresponsabilidade e de controle social dos atos praticados pela administração pública direta e indireta.