Em sua primeira edição, o Prêmio “Promotor Parceiro da Ouvidoria” foi entregue nesta segunda-feira (25) aos Promotores de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior, Willian Oguido Ogama, Paulo Henrique Amaral Motta e Ana Cristina Bardusco, recém- empossada no cargo de Procuradora de Justiça. A solenidade de premiação contou com a participação de diversos membros e servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.
Durante a cerimônia, a Ouvidora-Geral substituta, Procuradora de Justiça Valéria Perassoli Bertholdi, destacou que a escolha dos homenageados foi feita pela Ouvidoria com a participação da Corregedoria Geral e Procuradoria Geral de Justiça. “Vários Promotores de Justiça atenderam aos critérios estabelecidos no ato que instituiu o prêmio Promotor Parceiro da Ouvidoria, mas o grande diferencial foi a apresentação de proposta para melhorar o trabalho da Ouvidoria”, ressaltou a Procuradora de Justiça.
Representando os vencedores, o Promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior destacou a importância da premiação. “É uma honra receber esse prêmio, mas é dever funcional nosso atender com presteza a sociedade. Somos Promotores parceiros da Ouvidoria sim, mas somos, principalmente, Promotores parceiros da sociedade”, enfatizou.
BALANÇO: Durante o evento, a Ouvidora-Geral substituta apresentou um balanço das ações realizadas pela Ouvidoria nos últimos quatro anos. Destacou o atendimento realizado nos bairros e em cidades da baixada cuiabana com o gabinete itinerante. Falou também sobre os canais existentes hoje na Ouvidoria para atender ao cidadão.
Além de estar nas redes sociais (facebook, twiter, instagram, whatsapp) a instituição também realiza atendimentos por telefone (127) e presencialmente. A unidade recebe ainda denúncias de canais nacionais como o 180 (violência doméstica) e 100 (canal criado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos).
“Nas duas últimas gestões, tivemos o apoio incondicional dos Procuradores-Gerais de Justiça para realização do nosso trabalho. A Ouvidoria recebeu uma Van para ir até os bairros, a nossa equipe foi ampliada e o espaço para atendimento também foi reestruturado”, observou a Ouvidora-Geral substituta.
A mesa de honra da solenidade de premiação foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo; pelo Procurador-Geral de Justiça nomeado, José Antônio Borges Pereira; pelo Corregedor-Geral do MPMT, Procurador de Justiça Flávio Cezar Fachone; pelo Ouvidor-Geral, Mauro Delfino César e pelo presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público, Promotor de Justiça Roberto Aparecido Turin.
CRITÉRIOS: O Prêmio “Promotor Parceiro da Ouvidoria” foi instituído pelo Ato Administrativo 696/2018. A escolha foi feita a partir dos seguintes critérios: agilidade na adoção da providência preliminar, agilidade na prestação de informações à Ouvidoria, resolutividade das providências adotadas, interlocução satisfatória com o Ouvidor e os servidores da Ouvidoria, sempre que for necessário para o bom atendimento ao manifestante e apresentação de propostas para o aperfeiçoamento do trabalho da Ouvidoria.
FONTE: MPMT